Conheça os novos membros do Grupo de Trabalho da Educação Ambiental

Eduarda Costa

Conheça os novos membros do Grupo de Trabalho da Educação Ambiental
Foto: Nathalia Schneider (Diário)

No último mês, o Comitê pelo Meio Ambiente lançou dois grupos de trabalho com frentes para a coleta seletiva e para a educação ambiental. Ambos formados por pesquisadores e profissionais de entidades públicas e privadas da cidade, comprometidos com ações práticas para avançar em cada uma das áreas.

Após a primeira reunião do GT da educação ambiental, realizada em outubro durante o 3º Espaço Educar e Empreender, houve modificações quanto aos membros do grupo. Os professores Noeli Júlia Schüssler de Vasconcellos e Carlos Henrique Pires Sardi passam integrar a equipe. Noeli representará a Universidade Franciscana (UFN), e Carlos o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe). A próxima reunião do GT deve ocorrer no dia 21 de novembro, às 14h. Confira abaixo as atuações na área e formações acadêmicas dos novos integrantes.

Passam a integrar o GT:

Noeli Júlia Schüssler de Vasconcellosprofessora adjunta de Engenharia Ambiental e Sanitária na UFN

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (UPF), mestrado e doutorado em Ciências do Solo pela UFSM. Desde 2002, atua como docente do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFN. Desenvolve projetos nas áreas de Ecotoxicologia, Bioindicação, Planejamento e Educação Ambiental e Ecologia.

Carlos Henrique Pires SardiCoordenador da Regional Centro do Sinepe

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista de Porto Alegre (RS) e especialização em Gestão Curricular pela PUCRS. Atua há quase 30 anos na educação básica privada, em diversas funções, em especial na gestão escolar em Porto Alegre e em Santa Maria. Atualmente, é diretor pedagógico do Colégio Totem Santa Maria.

GT Coleta Seletiva

O Grupo de Trabalho da Coleta Seletiva já realizou um segundo encontro entre os profissionais e pesquisadores, na Sede do Diário. Em reunião, foram discutidas as formas de apoio que suas entidades podem auxiliar para a regulamentação das associações de reciclagem da cidade.

Da mesma forma, o grupo pretende estabelecer ações emergenciais para os catadores autônomos, especialmente em relação à saúde e segurança do trabalho, por meio de parcerias institucionais. Também, reunir informações dos catadores cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Social. O grupo deve voltar a se encontrar no dia 1º de dezembro.

Próximo evento

Um novo Bate-Papo promovido pelo Comitê já está marcado para ocorrer no dia 2 de dezembro. O evento deverá continuar tratando sobre o tema da coleta seletiva. Desta vez, a ideia é que seja abordado o exemplo de municípios da região que tenham o mesmo número de habitantes de Santa Maria, como forma de comparativo do que pode ser executado. A sugestão, é que um representante da prefeitura de Novo Hamburgo seja o convidado, o que deve ser definido nos próximos dias.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Reconhecida pela Unesco, Escola Vicente Farencena é exemplo de aprendizagem sustentável Anterior

Reconhecida pela Unesco, Escola Vicente Farencena é exemplo de aprendizagem sustentável

Comitê pelo Meio Ambiente define nova data para evento sobre coleta seletiva Próximo

Comitê pelo Meio Ambiente define nova data para evento sobre coleta seletiva

Geral