No último mês, o Comitê pelo Meio Ambiente lançou dois grupos de trabalho com frentes para a coleta seletiva e para a educação ambiental. Ambos formados por pesquisadores e profissionais de entidades públicas e privadas da cidade, comprometidos com ações práticas para avançar em cada uma das áreas.
Após a primeira reunião do GT da educação ambiental, realizada em outubro durante o 3º Espaço Educar e Empreender, houve modificações quanto aos membros do grupo. Os professores Noeli Júlia Schüssler de Vasconcellos e Carlos Henrique Pires Sardi passam integrar a equipe. Noeli representará a Universidade Franciscana (UFN), e Carlos o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe). A próxima reunião do GT deve ocorrer no dia 21 de novembro, às 14h. Confira abaixo as atuações na área e formações acadêmicas dos novos integrantes.
Passam a integrar o GT:
Noeli Júlia Schüssler de Vasconcellosprofessora adjunta de Engenharia Ambiental e Sanitária na UFN
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Passo Fundo (UPF), mestrado e doutorado em Ciências do Solo pela UFSM. Desde 2002, atua como docente do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFN. Desenvolve projetos nas áreas de Ecotoxicologia, Bioindicação, Planejamento e Educação Ambiental e Ecologia.
Carlos Henrique Pires SardiCoordenador da Regional Centro do Sinepe
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista de Porto Alegre (RS) e especialização em Gestão Curricular pela PUCRS. Atua há quase 30 anos na educação básica privada, em diversas funções, em especial na gestão escolar em Porto Alegre e em Santa Maria. Atualmente, é diretor pedagógico do Colégio Totem Santa Maria.
GT Coleta Seletiva
O Grupo de Trabalho da Coleta Seletiva já realizou um segundo encontro entre os profissionais e pesquisadores, na Sede do Diário. Em reunião, foram discutidas as formas de apoio que suas entidades podem auxiliar para a regulamentação das associações de reciclagem da cidade.
Da mesma forma, o grupo pretende estabelecer ações emergenciais para os catadores autônomos, especialmente em relação à saúde e segurança do trabalho, por meio de parcerias institucionais. Também, reunir informações dos catadores cadastrados na Secretaria de Desenvolvimento Social. O grupo deve voltar a se encontrar no dia 1º de dezembro.
Próximo evento
Um novo Bate-Papo promovido pelo Comitê já está marcado para ocorrer no dia 2 de dezembro. O evento deverá continuar tratando sobre o tema da coleta seletiva. Desta vez, a ideia é que seja abordado o exemplo de municípios da região que tenham o mesmo número de habitantes de Santa Maria, como forma de comparativo do que pode ser executado. A sugestão, é que um representante da prefeitura de Novo Hamburgo seja o convidado, o que deve ser definido nos próximos dias.